sábado, 27 de março de 2010

MIRITI, COISA DO PARÁ.




Hoje, como avisei no meu twitter, fui na escola a fim de ver a organização para os ensaios da coreografia. Esse é meu último ano naquela escola, já que ano que vem estarei no convênio (terceiro ano do ensino médio), ai tenho que mudar de escola. Mas tudo bem, não vamos pensar no futuro triste. Pensaremos no agora!

Pois é, nosso coreografo (não me lembro o nome dele, q) disse que faremos algo fenomenal com... Miriti. É, isso mesmo. Não vou contar o resto, será surpresa pra quando eu postar o vídeo de nossa apresentação. Como eu vou falar muito de Miriti, quero que vocês saibam o que é isso.

Não se sabe bem ao certo como se iniciou essa tradição de confeccionar brinquedos feitos da polpa ou bucha do miriti (para quem não conhece, o miriti é uma palmeira muito comum nas áreas de várzea da Amazônia), mas não há Paraense que não tenha brincado ou pelo menos ouvido falar desses levíssimos brinquedos que mantêm a tradição de serem vendidos na Festa do Círio de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro em Belém do Pará.

Esses brinquedos são confeccionados por aproximadamente 70 artesãos de uma comunidade de várzea à 50 km de Belém. Cada um deles reserva em sua própria casa um pequeno espaço entre seus pertences que é transformado em ateliê. Ali organizam suas mesas, tintas, facas bem afiadas, um fio tirado do pneu de bicicletas que será usado para cortar longitudinalmente o miriti, chamam alguns membros da família e ficam por horas gerando mais tradição para aquela região.

A produção dos brinquedos para a festa do Círio de Nazaré começa no início de junho, já com toda a matéria prima devidamente seca ao sol por quase um mês.
Os dias que antecedem a festa são reservados para embalar os quase 15.000 brinquedos que serão transportados em grandes caminhões até a tradicional praça da Sé em Belém. É nesta praça que os artesãos montam suas barracas e ficam acampados por quatro dias consecutivos. No quinto dia amanhecem com suas girândulas carregadinhas de brinquedos, que serão vendidos entre a multidão que cobre as ruas de Belém.

A equipe do Projeto BIRA esteve acompanhando e registrando não só a venda destes brinquedos em suas grandes girândulas, como foi ver de perto sua confecção. Apenas do tema dos brinquedos de miriti foram gravadas, mais de 20 horas de vídeo, quase 400 fotos e muitas entrevistas com os artesãos, crianças e amantes do brinquedo.

via



Escrito por: @rafsblood

0 comentários:

Postar um comentário